terça-feira, abril 25, 2006

Mais de 5 mil marcas de vinho testadas

O ritual é partilhado pelas 200 pessoas que fazem parte do júri do Concurso Mundial de Bruxelas, a maior prova de vinhos a nível mundial. Após a análise compenetrada dos vinhos, os degustadores cumprem funções um pouco menos sensoriais comem pão e bebem água, após expelirem o vinho que experimentaram.

A água e o pão não é uma sequência em vão, pois os degustadores lavam assim, a boca do sabor do vinho, uma sequência importantissíma para quem tem de provar cerca de 50 vinhos diferentes numa só manhã. Um trabalho um bocado automático, pois o júri dispõe de dois ou três minutos para provar o vinho, para de seguida entregar as fichas de avaliação.

O conjunto de garrafas para prova, são cobertas por um pano, para permanecerem anónimas, e as rolhas só são retiradas momentos antes da degustação e também são escondidas dos olhos dos provadores.

Há 5441 vinhos e espirituosos a concurso. Portugal, com 510 amostras, é o quarto país que mais contribui, depois da França (1764 ), Espanha (995) e Itália (558). Por cada garrafa há uma suplente, o que significa que perto de 11 mil garrafas de vinho viajaram da Bélgica, de camião. Em Bruxelas, a organização manteve mais duas garrafas de cada marca, evitando-se assim os contratempos que poderiam surgir durante a viagem.

A avaliação é composta por três fases distintas: Aparência (a idade do vinho ou o grau de álcool); Aroma (A intensidade e dispersão do "bouquet" são examinadas nesta fase. Fruta, terra, madeira ou especiarias são alguns dos aromas mais comuns) e, finalmente, Paladar (Ponto-chave no processo de degustação, incide em características como secura, acidez ou doçura).
Fonte: Vinhos Online

Saudações Vinícolas.