quarta-feira, junho 14, 2006

Programa dos 250 anos do Douro

O suculento programa inicia-se a 31 de Agosto, na Casa do Douro, e termina em Dezembro, com uma missa no Douro, a cargo do grupo Canto Nono. Na abertura oficial, o simbolismo marcará as comemorações, já que será feita a apresentação do fac- -símile do alvará régio de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. No mesmo dia, um concerto de música antiga, em Vila Real, dará outra solenidade ao espírito dos festejos. Em Setembro, segue-se "Um percurso, dois patrimónios da humanidade, com visitas ao Parque Arqueológico do Vale do Côa e às quintas vinhateiras; realização do "Festival Outras Músicas", em Lamego, Vila Real, Mirandela e Régua; e um ciclo de cinema sobre o Douro,em Setembro.

No mesmo mês será, ainda, apresentado o selo comemorativo dos 250 anos, lançado um livro de João Paulo Martins sobre a História do Vinho em Portugal e aberto o seminário dos 250 anos da instituição fundada pelo marquês de Pombal. Jantares pombalinos ("Noites de Luminárias") no Palácio de Cidrô e a recriação de um mercado pombalino, em S. João da Pesqueira, fazem parte da ementa.

Por entre exposições de pintura, entronização de novos membros da Confraria de Enófilos do Douro, Setembro será marcado pelo cortejo etnográfico, em Lamego, um leilão de vinhos do Porto, em S. João da Pesqueira (ambos no dia 9) e um encontro de bandas filarmónicas e grupos de bombos da região (dia 10).

Lagaradas, provas de vinhos nas quintas, concerto de Lee Konitz, com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, um festival de jazz, passeios todo-o-terreno e congressos sobre a vinha e o vinho, também fazem parte do extenso programa.


Saudações Vinícolas