quarta-feira, julho 05, 2006

Gastronomia e Vinhos para captar turistas

A Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT) pretende apostar forte no turismo de natureza,na gastronomia e nos vinhos. Pretende-se,assim,que em 2015 a região seja conhecida e visitada por turistas, como o são já hoje regiões como Lisboa e Vale do Tejo ou o Algarve.
O Plano Estraégico Nacional do Turismo aponta Vários produtos para que em 2015 essa seja uma realidade em todo o pais. No entanto, a nivel regional,a RTNT pretende dar destaque a estes três factores.

Esta semana, integrada na Feira de São Pedro, foram realizadas umas jornadas com esse fim. Os diversos oradores presentes, ligados à área, pretendem "afirmar o Nordeste como destino turístico".
Se ao nivel do turismo de natureza, o crescimento das unidades de turismo rural tem sido tendencialmente positivo,já ao nível da gastronomia e dos vinhos "ainda há muinto potecial a desenvolver".

Ao nível dos vinhos, Carlos Magalhães, enófilo, aponta a grande qualidade do Douro Superior e o potencial que está por explorar ao nível do fabrico de vinho rosé e vinho branco.
Ainda que a região já não esteja tão dependente do vinho do Porto e comece a "guardar as melhores castas para o vinho de consumo anual", poderiam der também fabricados "vinhos regionais, recorrendo a castas estrangeiras".
O enófilo lembrou ainda o exemplo do vinho de Vale Pradinhos. Hoje é "um vinho excepcional, com grande peso na região".

Saudações Vinícolas

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