segunda-feira, julho 31, 2006

Um gelado "Ruby Port", por favor

Pedir um gelado "Ruby Port" ou um "Vintage Port" pode ser uma realidade em breve, quando estiver concluído um projecto que passa pela produção de gelados com as principais variedades de vinho do Porto.

A ideia de fazer gelados artesanais com as denominações tradicionais de vinho do Porto é de Manuel de Oliveira, empresário com uma gelataria em Portimão. Conta com a colaboração do Instituto do Gosto e do Aroma, de Lamego, e pode ser concretizada ainda este ano.

Vão ser estabelecidos contactos com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entidade que terá de autorizar o uso das várias denominações.

O empresário, de 53 anos, já produz, há ano e meio, o gelado "Vinho do Porto", só com vinho do Porto branco seco e doce. Numa fase inicial do projecto serão produzidas as variedades Tawny, Ruby, Late Bottled Vintage, LBV e Vintage.

Com a iniciativa, o empresário quer contribuir, também, para a promoção do vinho do Porto e estima poder vir a contar com a colaboração de algumas adegas cooperativas da Região Demarcada do Douro e do próprio IVDP.

"É uma sobremesa, pode ser uma entrada, ou um gelado que se come em qualquer altura" disse o empresário.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: