quinta-feira, agosto 10, 2006

Bussaco conquista Japão

O Vinho do Bussaco produzido há 90 anos pelo Grupo Hotéis Alexandre de Almeida está a conquistar o Japão.

O gosto especial pela bebida portuguesa, sobretudo dos japoneses, deve-se em grande parte à visita do Imperador do Japão ao Palace Hotel do Bussaco em 2004. Depois de apreciar o Branco de 2001 e o Tinto de 1983, Akihito ficou rendido ao sabor do Vinho do Bussaco.

Com isso, os cerca de 3000 turistas nipónicos que visitam o hotel levam como recordação uma garrafa do vinho português. Foi por este motivo que o Grupo apostou na internacionalização. Para o Japão fornecem a cadeia de restaurantes de gastronomia portuguesa, denominada «Manuel», que serve o vinho em Tóquio. Neste momento, a cadeia prepara-se para estender a sua rede para Osaka, levando consigo o tão apreciado Bussaco.

Actualmente, a produção anual do Vinho do Bussaco é de cerca de 30 mil garrafas (cerca de 17 mil litros), ao longo de 8 hectares de vinha, a da Mata e a da Murteira. Em termos de castas, os tintos têm essencialmente a Baga e a Touriga Nacional. Já nos Brancos, as castas predominantes são a Bical, a Maria Gomes e um pouco de Malvazia e Cercial. Em Portugal é vendido apenas nos Hotéis Alexandre Almeida, o que representa 25% da comercialização, sendo os restantes 75% canalizados para o estrangeiro.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: