sábado, agosto 12, 2006

Produção de Vinhos Brancos

A primeira etapa inicia com a entrada das uvas na cantina e a prensagem das mesmas. O líquido flui até os reservatórios onde se realizará a clarificação (eliminação dos sólidos) antes da fermentação.

O mosto limpo chega aos tanques de fermentação, nos quais se agregam leveduras selecionadas. Estas leveduras começarão imediatamente a fermentação de forma lenta e gradual, controlada através da temperatura (15 a 18 °C). Fermentações lentas e constantes resultarão em vinhos frutados, frescos e alegres. Observa-se durante a fermentação o aumento de temperatura. Esta é controlada por sistemas de frio. Ao contrário do vinho tinto a Fermentação Malolática não ocorre ao natural, necessitando a adição de bactérias láticas. Porém nem todos os vinhos precisam desta fermentação.

Finalizada a fermentação tumultuosa, os sólidos tendem a decantar. Terminada essa etapa, o líquido limpo é trasfegado para outros tanques, onde permanecerá até o momento de ser estabilizado e posteriormente filtrado e engarrafado.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: