sábado, setembro 23, 2006

Holandeses donos de restaurantes de luxo julgam vinhos do Douro

Cinco escanções holandeses vão estar até hoje no Douro, literalmente, a provar e a julgar vinhos. A visita começou, quinta à noite, na Adega Cooperativa de Murça e estende-se a várias quintas e caves da região. A iniciativa está relacionada com as comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, bem como com os 20 anos que cumpre, nesta altura, a Associação Holandesa de Sommeliers (AHS), a que o quinteto pertence.

Miguel Porfírio, delegado na Holanda do ICEP-Portugal (Instituto das Empresas para os Mercados Externos), acompanha os provadores. Revela que são todos proprietários ou trabalham em restaurantes com pelo menos uma estrela Michelin, o que equivale a dizer restaurantes de luxo. "São pessoas com um conhecimento incrível sobre vinhos que viajam por todo o Mundo", explica aquele responsável.

Para o secretário da Comissão de Provas da AHS, René Persoon, Portugal é um dos países produtores de vinho "mais apaixonantes", sobretudo pela variedade de néctares que possui.

Mais do que visitar quintas e adegas do Douro para avaliar as suas condições de produção, os sommeliers holandeses estão interessados em provas técnicas de vinhos. Foi o que fizeram na Adega Cooperativa de Murça. Experimentaram brancos e tintos de mesa, espumantes e vinhos do Porto.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: