sábado, setembro 16, 2006

IVV Estima Redução de 4% na Vindima Nacional


O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) actualizou a sua previsão para a vindima de 2006. A entidade antevê, face ao ano transacto, uma diminuição da produção em 4%. Sendo assim, estima-se um total de 693 milhões de litros de vinho, o que significa que a produção esperada ficará ao nível da campanha 2002/2003, a última abaixo dos 700 milhões de litros.

O IVV revela ainda dados mais específicos, ou seja, por região. O Ribatejo é aquela onde a colheita registará uma maior queda (-11%), isto é, para 60,9 milhões de litros. A Estremadura e o Dão foram as outras regiões que mais contribuíram para a revisão em baixa da produção nacional; ambas com recuos de 1% face à última previsão de Julho. Na primeira, a diminuição foi revista de 12 para 13% e será de 103 milhões de litros. No Dão, a queda passou de 7 para 8%, o que significa que a colheita se ficará pelos 52 milhões de litros.

Por sua vez, indica ainda o mesmo diário com informações do IVV, o Alentejo será a região que mais vinho irá produzir este ano, com um acréscimo de 20%, face ao ano passado, para os 83 milhões de litros.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: