sábado, novembro 25, 2006

Douro e Porto nos mercados Nórdicos

80% as exportações portuguesas de vinho de qualidade, no valor de 359 milhões de euros, são de vinhos do Porto e Douro, que para contrariar a dependência de mercados tradicionais procuram agora conquistar os consumidores nórdicos.

Este ano, o do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) começou a apostar em acções de promoção nos mercados nórdicos, designadamente a Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia, caracterizados pelo "elevado poder de compra, apetência por vinhos de qualidade e abertura a vinhos de regiões menos conhecidas e tradicionais, como o Douro".

Segundo adiantou à Lusa o presidente do IVDP, em 2005 as vendas de vinho do Porto para a Dinamarca situaram-se nos sete milhões de euros, enquanto na Suécia se fixaram nos 2,4 milhões, na Noruega nos 1,2 milhões e na Finlândia em torno de um milhão.

Já os vinhos do Douro estão a dar os primeiros passos nestes mercados, "aproveitando a locomotiva Porto", tendo vendido em 2005 650 mil euros para a Noruega e 450 mil para a Dinamarca.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: