quinta-feira, maio 25, 2006

ANCEVE pede intervenção da AR no arranque da reforma do sector

As Empresas Comerciantes e Exportadoras de Vinho de Portugal (ANCEVE) pediram a intervenção da Assembleia da República para que arranque "rapidamente" a reforma institucional do sector, afirmou à agência Lusa o secretário-geral da organização.

"O sector reclama que se encerre com urgência o processo de reforma institucional, que se arrasta desde 2003, tendo por base os princípios do respeito pela organização inter-profissional, a aplicação das normas de qualidade à certificação dos vinhos e a fusão de comissões vitivinícolas", explicou o responsável.

Durante o encontro de terça-feira, onde a ANCEVE se reuniu com os deputados da comissão parlamentar de Agricultura, foi ainda focado o recente agravamento fiscal do sector através do aumento da taxa de IVA, de cinco para 12 por cento, que garantiu ao Estado um encaixe adicional de 23 milhões de euros/ano.

"Os mecanismos de intervenção, como destilações, adição de mosto, arranque de vinha devem evoluir sem serem radicalmente cancelados", acrescentou Manuel Pinheiro, referindo-se ainda à necessidade de liberalizar o sector quanto às regras de rotulagem e enológicas.

Fonte: Agroportal

Saudações Vinícolas

1 comentário:

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » » »