quinta-feira, setembro 21, 2006

Produção de Vinhos Verdes Deverá Cair 5% este Ano


A colheita de 2006 na região dos vinhos verdes deverá cair cinco por cento, relativamente ao ano anterior, mas será uma vindima "de qualidade", segundo estimativas avançadas ontem pela comissão regional.

De acordo com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), em termos quantitativos, a vindima deverá ficar aquém dos 91 milhões de litros do ano passado de vinho verde e dos 2,6 mil litros de vinho regional Minho.

As vindimas nesta região deverão prolongar-se até Outubro, mas a CVRVV recomenda que seja feita fora dos períodos de maior calor para que as adegas cooperativas e os vinificadores possam "valorizar a produção"
Com cerca de 34.000 hectares de vinha plantada e 35.000 viticultores, a região demarcada localizada no Norte do país, produz em média 90 milhões de litros/ano e vende cerca de 60 milhões.

A região, que alterna com o Alentejo a primeira posição no 'ranking' das vendas no mercado nacional, exporta para mais de 100 países e além do vinho verde (nas formas de vinho, aguardente, espumante e vinagre) produz também vinho regional Minho e vinho de mesa.

De acordo com os dados da CVRVV, a 31 de Julho, a região tinha em stock 50 milhões de litros de vinho branco, 20 milhões de litros de vinho tinto e 700 mil litros de vinho em armazém.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: