domingo, novembro 12, 2006

Portugal produz vinho a mais

Os produtores de vinho portugueses estão a enviar anualmente para o mercado 200 milhões de litros a mais. De uma produção total de cerca de 800 milhões de litros, apenas 550 milhões são consumidos pelos portugueses. Para as exportações são destinados 50 milhões de litros.

“Tínhamos há 20 anos cerca de 11 mil hectares e hoje são 23 mil. Produzimos na região 30 milhões de litros de vinho e estamos actualmente a produzir 93 milhões de litros, 65 por cento dos quais tinto”, sublinhou ontem o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, Joaquim Madeira, após a inauguração da Festa da Vinha e do Vinho, em Borba.

Para Joaquim Madeira, profissional do sector vinícola há mais de 30 anos, chegou a altura de dizer “basta”. “Crescemos demais e estamos actualmente no limite. Tudo o que se fizer a mais é excedentário e, por isso, temos que parar durante algum tempo para que no futuro possamos voltar a crescer, mas de forma mais moderada”, referiu ao jornal Correio da Manhã o presidente da comissão vinícola alentejana, região onde existem 130 produtores de vinho e 230 comerciantes.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: