segunda-feira, julho 03, 2006

Vinho português com carne de rena

A ideia não deixa de ser curiosa, embora um pouco forçada. Juntar produtos de dois países que lutam pela sua divulgação internacional, sabendo que a pequena produção obriga a direccionar para a qualidade e para um segmento mais alto do mercado. Neste caso, juntar vinho português com carne de rena.

Foi o que aconteceu no almoço para a Imprensa no hotel Altis, em Lisboa, promovido pela Sociedade Agrícola da Labrugeira, que produz na Estremadura os vinhos Vale das Areias, com a produtora sueca de carne de rena Idre Ren AB, da região da Lapónia.

Começou com suovas com queijo fresco e cebolinho em tenda de pão ártico. Ou seja, carne de rena pouco fumada com um pão, em tosta, com endro. Foi acompanhada pelo tinto Vale das Areias 2004. A rena voltaria, agora em fillet, com molho de mirtilos, acompanhada pelo mesmo vinho, mas da colheita de 2003. Aliás, é comum servirem rena com frutos vermelhos.

Retornando à ideia inicial, há um esforço dos vinhos portugueses em se estabelecerem no atraente mercado escandinavo. Já os suecos gostam de ver a sua exótica rena apreciada noutras latitudes. Por isso, querem disponibilizá-la, em Portugal, necessariamente no mercado gourmet.

A carne de rena tem como grande argumento ser nutritiva, saudável e quase sem gordura.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: