sábado, novembro 04, 2006

Felgueiras produziu 10 milhões de litros de vinho verde



Aurélio Carvalho, também presidente da Cooperativa Agrícola local, adiantou que a exportação de vinhos, feita pela Cooperativa e por empresas, continua a incluir sobretudo os mercados tradicionais da Europa Estados Unidos e Canadá.

Aurélio Carvalho salientou que das 20 mil pipas produzidas este ano por 3.500 produtores, 70 por cento são de vinho verde branco e 30 de tinto, percentagem que se inverteu nas últimas duas décadas.

Referiu que o vinho de Felgueiras, tradicionalmente feito à base da casta Azal, tem vindo a reconverter-se através da introdução de novos métodos e pelo plantio de castas como Loureiro e Trajadura.

O gestor da Cooperativa salientou que Felgueiras é um dos concelhos nortenhos que os consumidores mais facilmente associam ao vinho verde de qualidade, em parceria com os de Monção, Ponte de Lima e Amarante.

Com a concorrência internacional, que coloca em Portugal vinhos a preços muito baixos, os viticultores têm visto o seu rendimento descer, já que um litro de vinho é-lhes hoje pago a 35 ou 40 cêntimos, quando valia um euro há cinco anos", sublinhou.

Saudações Vinícolas

Sem comentários: